sábado, 16 de maio de 2009

A Classificacao dos Homens

Como voce classificaria os homens, em geral, ou especificamente? Como classificaria a si mesmo? Que criterios adotaria para este fim? E qual o beneficio ou maleficio desta classificacao? Sendo assim, qual o embasamento teorico ou cientifico dessa classificacao?

Bom, vamos por partes. Desde os primordios da existencia consciente humana, a classificacao ou pre-julgamento superficial dos homens sobre os outros era algo realmente presente. O "pre-conceito" nao e uma palavra pejorativa, no seu sentido gramaticalmente correto. Trata do conceito formulado sobre algo ou alguem feito antes mesmo do tomar conhecimento de fato sobre o objeto. Pois bem, o "pre-conceito" e uma atividade subconsciente realizada a todo instante, cada ser humano possui o seu algoritmo computacional para tal procedimento altamente reutilizavel.

Portanto, a primeira pergunta pode ser respondida, IMHO, assim:

a) homens altamente capacitados intelectualmente e conscientes.
b) homens altamente incapacitados sob todo aspecto.
c) homens altamente capacitados intelectualmente e inconscientes.
d) homens capacitados intelectualmente e conscientes.
e) homens capacitados intelectualmente e incoscientes.
f) homens incapacitados sob todo aspecto.

Temos 3 conjuntos nesta classificacao, a, b e c, os outros 3 sao uma variacao destes. Tomando os homens em 'a' como sendo o conjunto A, em 'b' como sendo o conjunto B, e em 'c' como sendo o conjunto C, podemos realizar operacoes matematicas sobre a humanidade sob este aspecto particular de classificacao. Caso voce discorde dessa classificacao, podemos prolongar essa discussao posteriormente.

Pois bem, a nossa humanidade, o conjunto Universo pode ser especificado da seguinte forma:

U = A U B U C

Obviamente, os criterios adotados nessa classificacao sao a consciencia e a capacidade intelectual. Criterios nada exatos para se analisar um homem, mas assim o farei.

Na otica da consciencia, temos 2 conjuntos de homens, os conscientes e os inconscientes. Portanto, podemos especificar assim:

C = Conjunto dos homens conscientes
I = Conjunto dos homens inconscientes

Por definicao, um homem consciente e todo aquele que tem nocao dos seus atos. Ou seja, as suas acoes sao gravadas na consciencia, que o rege nos seus atos, subjugando a consciencia. O contrario disso sao os inconscientes, aqueles homens que sao regidos pela inconsciencia, como os loucos, os muito bebados, os doentes mentais e os drogados apos a perda de consciencia. Esse limite ainda e um segredo nao desvendado. Podemos representar isso da seguinte forma:

f(c) = lim Cn -> In, n -> LC

f(c) = funcao matematica da perda de consciencia, sendo o limite da tendencia do estado de consciencia para o estado da inconsciencia, onde n e o elemento que influencia a variacao de consciencia, tendendo para a inconsciencia. Caso n tenda para LC(Limite de Consciencia do homem), o estado de inconsciencia eh atingido. Alguns exemplos de n sao o alcool, drogras, doencas, sono.

Na otica da capacidade intelectual, temos 3 conjuntos de homens, os altamente capacitados, os incapacitados e os capacitados. Portanto, podemos especificar assim:

E = conjunto dos homens altamente capacitados intelectualmente
M = conjunto dos homens capacitados intelectualmente
B = conjunto dos homens incapacitados intelectualmente

Por definicao, os homens E sao os intelectuais que fazem uso constante do cerebro, partes esquerda e direita atraves do estudo e atividades estimulantes e saudaveis. Um homem E, apesar de ser E, pode se comportar em algumas ocasioes como um M ou B. Na verdade, cada homem possui capacidades em aspectos do conhecimento que variam de acordo com essa classificacao. Seria idiotice classificar em todos os sentidos um homem genericamente sempre sob esta otica. Essa classificacao varia com o tempo e com a area do conhecimento ou experiencia de vida. Portanto, um homem B pode ser em determinadas situacoes ou momentos um homem M ou E, tambem. A variacao e determinada, portanto por 2 elementos, a experiencia e conhecimento em cada situacao ou area, no tempo. Podemos representar assim:

f(n) = lim En -> Bn, n -> LR

f(n) - funcao matematica da perda de racionalidade, sendo o limite da tendencia do estado de racionalidade plena para o estado da burrice aguda, onde n e o elemento que varia o grau de inteligencia do homem, o tornando mais ou menos inteligente. Caso n tenda para LR(Limite de racionicio), o estado de burrice se instaura, e temos um ser burro.

Ora, todo homem e mutavel no tempo. Ja dizia Charles Chaplin, o homem nao e uma maquina, para manter seu estado de consciencia ou capacidade intelectual para todo o sempre. Durante sua vida, ou seja o tempo, isso varia. Logo, podemos imaginar um produto cartesiando baseado nos varios elementos que influenciam os 2 criterios de classificacao dos homens:

Considere as retas infinitas:
Y = varicacao da capacidade de inteligencia.
X = variacao da consciencia.
Z = variacao do tempo.

Trata-se portanto de um produto cartesiano em 3 dimensoes, onde todos os valores assumidos sao positivos. Z comeca no zero, sendo o momento exato da fecundacao hereditaria sexual entre os gametas. Nesse momento, Y tambem e zero, pois ainda nao existe cerebro, ou seja, capacidade intelectual. Bom, o estado de consciencia se mantem zerado ate depois do nascimento do homem, pois a consciencia passa a ser assumida apos o nascimento, talvez entre os 2 e 5 anos de idade. Portanto, ate o despertar da consciencia, temos valores NULOS para X, e Y aumentado progressivamente, desde a fecundacao.

Implementar a funcao matematica de classificacao dos homens aqui proposta e um grande desafio, mas muito interessante seria conjecturar como seria graficamente renderizado tal grafico com o decorrer do tempo para um determinado homem.



Quais as aplicacoes praticas dessa classificacao?
Este seria o assunto para um proximo POST. Ate mais.

8 comentários:

  1. Creio que valores quantitativos sao diferentes de valores qualitativos, abraços.

    ResponderExcluir
  2. De começo já dá pra notar que voçê bota o desenvolvimento intelectual como virtude mais sublime do homem.... Como sempre nos não notamos todos os nossos preconceitos em relação às coisas que julgamos.Existem outros critério para avaliar um ser.Eu por exemplo,avalio a evolução de alg pela conciencia que ele tem- de sua própria mente, e o grau com que ele deixe as causas da vida comandarem os efeitos nele mesmo! Avalio pelo grau de temor em sua conduta na vida... Eu realmente avalio alg dessa forma: pela conciencia que se tem de sua mente-de sua própria ignorância, e pelo desapego às causas da vida-quer dizer: alguém que não se mistura aos acontecimentos de forma a não ser coagido por eles,mas trabalhar neles,a seu favor! Eu avalio pelo grau de liberdade que ele tem em deixar os mitos de sua própria mente e pela coragem,em oposição ao temor,de desbravar o mundo sem as crenças que por ventura posso ainda ter em sua personalidade! A inteligência pode ser tanto uma bagagem- como um burro que tem grandes capacidades,em comparação a uma abelha, captando o ''mel dos ensinamentos-a essência!(...)

    ResponderExcluir
  3. Ah-e EU ,não acredito que enhum homem seja incapacitado- ele so não dispos de meios para isso ou sofreu muito ''às cuasas da vida'' e se encontra demasiado apegado a elas!
    Como disse- ele desconhece as suas possibilidades-por não ter entrado em contato mesmo.E não vive o presente. Como sempre a atenção é sempre o que nos dá a realidade do mundo ao qual estamos julgando constantemente.
    Ei- mas isso é so uma opnião!RS
    Abraço
    Ps: Se eu fosse mais inteligente no momento eu avaliaria um homem conforme menos ele se faz produto do meio e conforme mais ele libera o seu ''amor''-devido a aprocximação cada ve mais com o seu 'self- Pois que ,so não esta grato com a vida quem crê que ela deveria ser de outra forma- fazendo isso ele fica inativo-Com a inteligencia e vivacidade tolhidas- pelo apego ao passado,algo que em certo momento da vida começou a cre e estipular a mesma-a vida- como esta é ou deveria ser!

    ResponderExcluir
  4. O mais sábio é aquele que TEM CONCIENCIA DA ILUSÂO A QUAL PADECE- de crer que o mundo é assim ou assado e deve ser assim ou assado- não percebe o praer,que lhe acompanhava desde de tenra idade,de somente EXISTIR!
    E 'pança cheia tb é importante.RS
    DESCUlpe o exagero do coments...

    ResponderExcluir
  5. PS 2: Para muitos eu sou considerado um louco,isso depende do meio em que eu ando.Quando estou dentro pesssoas mais ou menos libertas de seus preconceitos quanto ao mundo- que as levam a,por exemplo,agir agressivamente diante de uma simples ofensa em palavras lhe dirigidas na rua,tudo por causa do que se convencionou chamr de ''ponto de honra''- Que nada mais é do que pura,e para muitos,extremamente ilogiaca e perceptivel,ilusão da conciencia!(...)
    Sério- nem todo louco é doente mental- Doente menta são os humanos normais...RS

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu fui um ignorane.Seu trabalho esta bom,sob minha ótica.. quer saber a verade.eu não havia lido tudo e dei um comentário preciptado e desinteressado!
    Mas lendo agora eu gostei as variáveis- relamene eu concordo que a conciencias de seus atos e o fator mais relevante.Mas eu creio que há que considerar o fator por exemplo da inteligencia,ou capacidade intelectual,pois que ela pode variar nem sempre,aparentemente progressivamentee é em muio regida pelo estado mental-emocional das pessoas.Prova disso é que a conciencia de si mesmo e a inteliencia se encontra e muito acentuadas quando o nosso cerébro trablha com menos atividade mental... Tenho um arquivo que fala sobre... Bom outro por exemplo é que podemos tolhir nossa capacidade inelectual e nossa realisazão social devido à padrões mentais,o que pode aprarenemente sugerir um nível baixo de conciencia,porem ,essespadrões exaerados,constituem nada mais nada menos que o despertar de uma conciencia-Esses procxessos na verdade,ao contrário do senso comum,caraceriam pessoas que tem uma maior percepção da realidade em relação ao comum.Pois que notam a controvérsia da ignorancia,ou noções de mundo,que uma determinada cultura cria p si,mas que são irreais ou em essência não traem o bem estarou a coerencia com o ser inerno de cada um,que sempre ela pela posiividade e pela verdade. Nessesperíodos pessoas com altíssimas capacidades de conciencia,inteligencia e realização pessoal-social podem ter,aparentemente,suas capacidades abstraidas da vivencia externa,mas que borbulham de seu inconciene- è como reparar o que não é reparado! Por isso ,mesmo muito mal explicado, digo que apesar de a conciencia evoluir sempre progressivamente,pode aparentemnete apresentar ate longos patamares de estagnação ou de inferioriedade quanto ao que realmente é! Hmm, Uma coisa é simnples,o ser nasce,aprende com o mundo,e de acordo com sua conformidade com o meio ele se torna mais ou menos pessimista,mais ou menos infeiror,mas o fato é que alguns mesmo passandopor sérias dificuldades ignoram os acontecimentos de forma a diminuir o grau de condicionamento ao meio- O que caracteriza o ego humano,que é ''produto do meio''.Pos issoo fator mais importante pelo qual avalio um ser é justamente o grau pelo qual ele ignora,digamos:a sua ABNEGAÇÂO-Pois que deixa os padrões que,sua mente naturalmente forma a respeito do passado,e mais ou menos deixa os conceitos e apreensões da realidade(que por isso são fixas,portanto viciosas) para penetrar na essencia oui o que quer-sendo assim,por esse querer este não perde ''conecção'' com sua felicidade e ou capacidade natural,vivendo opresente e reconhecendo que não adianta crer no mundo,mas vivencia-lo.Em outras palvras não existe a Ilusão que nos torna produto do meio.Talvez essa variável ,a qual ignorar p mim é a melhor palavrar sendo a abnegação(ignorar + esforço) a sua práxis,constiutue a maior ou menos realização que um ser pode lograr em sua vida!

    ResponderExcluir
  7. Digo isso mais ainda pelo fato de que ,nãoimportam as capacidades ou facilidades de uma pessoas,ou mesmo a conciencia de seus atos no caso de esta estar passando por uma fase de um possível ‘’despertar, se esta esta com seu emocional abalado,se tem seus sentimentos ‘’maltrados’’ por ela mesma -mesmo não tendo conciencia disso é iosso que ocorre conosco- e,por isso não pode fluir como acha que gostaria- isso tudo se deve ao fato de que perdeu a ‘coneccção ‘’ consigo mesma,e se encontra demasiado apegado(a) ao passado e as noções da vida- Modos de crê-la,Ou seja:ILUSÂO. Por isso,mesmo malexplicado,é que,eu garanto ser a abnegação o fator decicivo para o progresso,pessoal e inteiror,de um ser,que,ao faze-lo manifesta todas as suas extraordinária capacidades,pois todos somos capazes! Essa condição de deixar de ser produto do meio,pelo fato de que pelos fatores já citados,aceitar as causas da vida-e por isso trabalhar nela,sem a ilusão personalistica, é que constitui o caminho ou até a práxis,da liberdade,A De ‘’NÂO SER PRODUTO DO MEIO’’ –pelasobre tudo a abstinência do ‘pensar ‘ a realidade! È ser realmente ativo e liberto!! Eis a melhor denominação...
    ‘’Que o velho mundo não ouse relfetir as rugas desse velho- Pois assim não o faz’’
    DEStacando outro fato,seria a POSITIVIDADE,ou OTIMISMO,que é o que de fato,pa nos,nossa pureza,nosso self,constitui a –verdadeira- essência das coisas,o que de fato ocorre!... Enfim não cabe explicar as polaridades que povoam toda a existÊcnia dessa linha tênue que rege a experiência humana (..)! Hasta la vista! Obrigado
    Desculpe o egoísmo de postar tão longocomenário! Se quiseres tu podes deletar..e claro RSRS, Meu email é: yuricasello@hotmail.com ou ,menos preferível, yuricastello@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Fico muito satisfeito pelos comentários inspirados. O que interessa realmente é que alguém tomou conhecimento da minha idéia e ficou instigado em retrucar, questionar. Obviamente, classificar uma máquina tão complexa não seria fácil. Trata-se de um conceito que pode ser melhorado, mas o que vale é a idéia básica de jogar varíaveis importantes da alma humana em uma reṕresentação mais matemática do que teórica, costumeiramente observada em livros de filosofia. Um novo artigo prolongando o assunto será em breve postado. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir